Conhecida como a civilização mais antiga do mundo, a Jordânia é o berço de grande parte da nossa história, e reserva histórias de antigos povos e marcos importantíssimos da humanidade.
Esse país tem fortes elementos árabes e é considerado um verdadeiro oásis de cultura dentro do Oriente Médio, sendo assim, viajar para a Jordânia é a escolha certa se você quer unir conhecimentos históricos, cultura e muitos passeios e atrações diferentes.
A beleza das suas paisagens, seus monumentos históricos, sítio arqueológico e as suas estonteantes cidades vão te deixar de queixo caído!
Quando ir para a Jordânia?
Antes de sair comprando suas passagens aéreas, tem algumas coisas que você precisa saber sobre a melhor época de visitar esse local.
O mais indicado para esse destino é viajar entre os meses de março e maio, isso porque esse é o período de primavera do país.
Outra época boa para conhecer a Jordânia é durante o outono, entre setembro e novembro.
Todas essas diretrizes estão de acordo com o fato de a Jordânia ser um país semi árido, composta por 80% de desertos. Ou seja, no verão as temperaturas são altíssimas, enquanto no inverno as noites podem chegar a 5°C – por isso, prefira viajar nas estações menos extremas.
O que fazer na Jordânia?
As paisagens da Jordânia são simplesmente inacreditáveis – montanhas, desertos avermelhados, camelos, nômades, tendas beduínas… Tudo por lá cria uma atmosfera típica da hospitalidade árabe que vai te fazer se divertir e mergulhar ainda mais na cultura local. Vale dizer que o país tem uma ótima estrutura para os turistas, com boas estradas, hotéis de qualidade e muito mais. Além disso, existe um ingresso único que você pode pagar que irá te dar o acesso às principais atrações, e que vai facilitar muito a dinâmica da sua viagem. Vamos te dar uma lista de pontos turísticos da Jordânia para você ter ideia de onde visitar!
⦁ Petra
⦁ Wadi Rum Reserve
⦁ Cidadela de Amã
⦁ Al Khazneh
⦁ Mar Morto
⦁ Siq
⦁ The Monastery
⦁ Gérasa
⦁ Amã
⦁ Roman Theater
⦁ Templo de Hércules
⦁ Monte Nebo Lembrando que esses são apenas alguns dos lugares que você pode conhecer por lá. Dê uma boa pesquisada e entenda todas as atrações que te aguardam nesse destino!
Dicas de viagem!
Para facilitar o seu processo de planejamento, sempre vale a pena conferir os pacotes de viagem e aproveitar promoções e valores especiais que você pode encontrar. Dito isso, vamos a algumas dicas específicas sobre a Jordânia que vão ajudar muito na sua viagem!
⦁ ELETRICIDADE: A tensão na Jordânia é de 230V e as tomadas e plugus são de tipo C.
⦁ MOEDA: A Moeda da Jordânia é o Dinar Jordaniano. Essa moeda é extremamente cara e é considerada uma das mais fortes do mundo, valendo mais do que o dólar e o euro. Isso acontece porque essa moeda é definida por uma taxa de câmbio fixa atrelada ao dólar.
⦁ IDIOMAS: O idioma falado na Jordânia é o árabe, porém o inglês é amplamente usado por lá. Ainda assim, faça sua viagem preparado para ouvir um sotaque em inglês mais forte do que em outros países!
⦁ TRANSPORTE: A maior parte dos turistas preferem se locomover de táxis pela Jordânia, isso porque é fácil se comunicar com os taxistas e você não precisa ficar se confundindo na língua árabe para entender as paradas de ônibus.
⦁ PLANEJAMENTO: Se planejar nunca é demais. Entenda onde fica cada um dos lugares que você quer conhecer no mapa, como chegar até eles, quanto custa cada atração… Chegue com um roteiro pronto de viagem e apenas aproveite tudo aquilo que esse destino tem para te oferecer!
⦁ SEGURANÇA: Num contexto geral, é bem seguro viajar para a Jordânia. Ainda assim, vale manter as regras costumeiras de segurança para tentar evitar problemas.
⦁ ROUPAS: Apesar desse destino no Oriente Médio ser menos rigoroso que diversos outros, é importante se atentar a um certo código de vestimenta, principalmente para as mulheres.
⦁ MULHERES: Mostrar pouca pele com roupas folgadas que cubram os braços, pernas e pescoço, principalmente. Também é ideal cobrir os cabelos com lenços.
⦁ HOMENS: O melhor é usar calças jeans ou chino com camisas com suéter e jaqueta. Porém, as regras para homens são bem mais flexíveis.